Translate

quinta-feira, 25 de julho de 2013

O propósito da vida.



O propósito da vida.

As pessoas podem ter mil e um propósitos para as suas vidas.
Segundo o dicionário on line, propósito é:
-"Grande vontade de realizar e, ou alcançar alguma coisa", "objetivo".
Muitos tem o objetivo principal em suas vidas de alcançar fama, outros riquezas, outros realizações pessoais e profissionais. Muitos objetivos, muitos propósitos, e a maioria egoístas. Propósitos centrados no próprio ego, no próprio "EU".
Porem, são poucos os que buscam o verdadeiro propósito da vida. Como encontrá-lo?

Para toda a causa existe uma consequência, esta afirmativa é comprovada cientificamente, nada acontece no universo que não tenha uma CAUSA inicial. Segundo a Bíblia, D'us, é a causa principal de toda a criação. Ele é o criador. As vezes uma só causa pode ramificar em inúmeras consequências.
Se D'us é a causa principal de toda a existência, porque não procurarmos nEle o propósito principal de nossas vidas? Por acaso sabemos qual foi o propósito inicial que brotou no coração do Eterno para que Ele viesse criar o ser humano?
Onde procuraremos tais evidencias? Procuraremos tais evidencias na Bíblia, que é sua palavra.

Segundo a Bíblia, D'us, Jesus e o Espirito Santo sempre estiveram vivendo em perfeita e harmônica unidade. Como uma família perfeita.
Unidade não é união. União é como um saco de batatas fechado, com batatas grandes e outras pequenas, sabemos que naquele saco existem batatas unidas de diversas formas e tamanhos, e conseguimos visualmente distingui-las mesmo estando retidas. Unidade é diferente de união, unidade é como se fosse todas estas batatas do saco esmigalhadas e misturadas em forma de purê. Será que conseguiríamos diferenciar e identificar quais eram as pequenas e as grandes?
Assim é D'us.

"No princípio criou D'us os céus e a terra.
E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de D'us se movia sobre a face das águas.
E disse D'us: Haja luz; e houve luz."
(Gênesis 1:1-3)

Neste versículo podemos analisar as 3 pessoas, o D'us Pai O Eterno e Criador, a sua Palavra que criou a luz , sua Palavra é Jesus, e o seu Espirito que pairava por sobre as águas todos agindo unanimes na criação e em perfeita unidade e harmonia. Podemos apreciar uma verdadeira família divina.
A família já existia no coração de D'us muito antes da criação. O Amor entre os três é tão incomparável que os tornam somente uma unica pessoa. O Amor.

O propósito de D'us no principio era criar uma família que pudesse refletir sua glória e seu amor. Uma família criada, como obra de suas mãos, porem, com um toque especial, com um pouquinho do próprio D'us. O espirito.

"E disse D'us: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;"
(Gênesis 1:26 a)
"E criou D'us o homem à sua imagem: à imagem de D'us o criou; homem e mulher os criou."
(Gênesis 1:27)

 Assim foi criado seres espirituais(o homem e a mulher) que possuem um corpo com matéria prima retirada da própria criação, corpo feito de pó, corpo feito de carne. Ao mesmo tempo feito imagem e semelhança de D'us. Jesus disse que D'us é espirito e importa que venhamos o adorar em espirito e em verdade. O homem e a mulher possuíam  um espirito, criado pela a essência da vida, D'us.

"E formou o SENHOR D'us o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida (RUACH em hebraico Sopro, para nós espirito); e o homem foi feito alma vivente."
(Gênesis 2:7)

O Homem e a mulher antes da queda eram considerados filhos por D'us, assim como Jesus, porem, Jesus sempre existiu e o homem foi criado.
"E D'us os abençoou, e D'us lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a;"
(Gênesis 1:28a)
Antes da queda Deus já havia abençoado o homem com o poder da multiplicação. Seguindo a lógica, se o homem tivesse se multiplicado antes da queda(antes de pecar) seus filhos seriam assim como Adão(o primeiro homem) imagem e semelhança de D'us. Pois o homem assim como todas as outras espécies que existiam antes dele, se multiplicaria conforme a sua espécie. Conforme a espécie de filho de D'us.

Então podemos entender meditando nestes versículos que o propósito de D'us era ter uma família de muitos filhos semelhantes a Jesus, para sua honra, para a sua glória.
Família = unidade, de muitos filhos = quantidade, semelhantes a Jesus = qualidade, para honra e glória = finalidade.
Este propósito é tão sublime que muitos quando estudam a Bíblia passam por ele desapercebido, achando que o propósito principal de D'us é a salvação!!! Porque D'us iria querer ver o homem pecar para depois salvá-lo?
A Salvação é um propósito de RESTAURAÇÃO, RESTITUIÇÃO!!! O Eterno é um D'us de RESTITUIÇÃO!!! HalleluYah!!! Aleluia.

Tudo estava indo bem na criação toda, até que o homem veio a pecar.  Até que o homem veio a desobedecer a D'us. D'us havia dado uma palavra, um mandamento, porém o homem e sua esposa, não levaram tanto a sério, assim. Creram mais no argumento da serpente maligna(satanás, o diabo) do que nas instruções do Eterno.
O mandamento era este:

"De toda a árvore do jardim comerás livremente,
Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás."
(Gênesis 2:16-17)

D'us queria que o homem aprendesse o que é o bem e o mal através dEle, por ensinamentos vindo da Sua parte, por submissão, e não por conta própria. Porém o homem desejou ser conhecedor do bem e do mal por conta própria. Com esta atitude de desobediência o homem estava dizendo para D'us:
 - Pode deixar que o bem e o mal eu decido, não preciso de você.
A Bíblia não relata este diálogo sitado acima, mas é o que podemos entender por entre linhas.
A partir destes acontecimentos deixou o homem de ser considerado filho de D'us, para ser criatura de D'us, porque D'us não tem parte com o pecado. D'us é Santo!!! E Justo!!!

Com o pecado a morte passou a reinar no lugar da vida, a pobreza e a miséria se estabeleceram, o homem deixou de estar diante da face do Criador e se separou dele. A morte espiritual foi a primeira consequência do pecado e depois a morte física. Os valores para o homem se inverteram. Infelizmente o homem já não era mais semelhante a D'us, e acabou gerando seu primeiro filho na condição de pecador, conforme a sua imagem e semelhança, e não mais conforme a imagem e semelhança de Deus.

"E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete."
(Gênesis 5:3)

O propósito estava perdido? Se o homem tivesse comido o fruto da arvore da vida, sim, o pecado seria eterno mas quanto a isto o Senhor como soberano deu um jeito de imediato:

"Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,
O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.
E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida."
(Gênesis 3:22-24)

Quão grande é o amor de D'us, que nos livrou!!! Aleluia!!!

Mas e o propósito?
Nada pode impedir os planos de D'us, e nem suas intenções. O próprio D'us já havia preparado um plano de salvação, um plano de restituição e restauração do seu propósito. Ou melhor o Seu propósito não foi anulado ou abandonado, os planos que Deus tem sempre se realizam.
Deus enviou seu Filho único, Jesus, para restaurar o homem e reintegrá-lo novamente ao seu propósito. Com Jesus, somos feitos novamente filhos de Deus, somos reintegrados á sua família. Voltamos a ter vida, vida abundante, vida eterna.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
(João 3:16)

"Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome;
Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus."
(João 1:12-13)

"Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou."
(Romanos 8:29-30)

Com Jesus podemos dizer tchau para a miséria, para a morte, para as doenças, para o fracasso e para os pecados. Com Jesus temos o poder para subjugar aquele que tentou mas não conseguiu frustrar os planos de D'us, a saber  satanás, o diabo.

Jesus veio em carne humana, e pagou um preço muito alto: a morte pela vida, os ferimentos pela cura, a pobreza pela riqueza, o desprezo do pai (Jesus disse na cruz: D'us meu, D'us meu porque me desamparastes?) pelo apreço do Pai por nós, o fracasso(aparente) pela vitória!!! Jesus restaurou e transformou todas as coisas. cumpriu com sua missão. Por tal obra o Pai o ressuscitou e o exaltou soberanamente restituindo sua vida, eternidade, e glória. E hoje ainda vive, ao lado do trono do Pai, com poder, autoridade e glória. Bendito seja o cordeiro para sempre, aleluia, glórias e glórias, amem.

"De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai."
(Filipenses 2:5-11)

CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião, Deus te ilumine cada vez mais!