Translate

sábado, 25 de fevereiro de 2012

O Casamento Cristão.






Se olharmos para o mundo veremos que nos dias atuais o índice de divórcios é muito grande. São inúmeros os casais que se separam por motivos até mesmo fúteis. Muitos são os motivos que levam o divorcio, e os frutos da carne são os principais motivos.
A pergunta é: Qual a vontade de Deus em relação ao casamento? O que agrada a Deus? Qual é a sua verdade? Como deve agir um casal Cristão? Podem casais Cristãos virem a se separar, se isso acontecer, é da vontade de Deus? O que Jesus diz sobre o divorcio?


Para aqueles que se consideram Cristãos meditem nisso:


 "E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém." 
Bíblia ARA Mateus 28:18-20.


Essa foi uma ordem do Senhor Yeshua, a todos os discípulos incluindo nós, depois de ter ressuscitado. Ora, discípulo, segundo o dicionario significa: "todo aquele que segue ou pratica os ensinamentos dado por um mestre". Logo se praticamos o que Jesus ensinou, se acreditamos Nele e em seus ensinamentos, e se verdadeiramente o seguimos, somos de fato seus discípulos.
Notem: "Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado" Mateus 28:20.


Nada mais sensato a partir dessa conclusão saber o que Jesus pensa sobre o divorcio, uma vez que somos seus discípulos. Vamos praticar o que o Mestre ensina.


Em Marcos capitulo 10 temos a seguinte afirmação do Messias após ser questionado por alguns fariseus a respeito do divorcio.


Marcos 10:2-12.Bíblia Nova tradução da linguagem de hoje:


"Alguns Fariseus querendo encontrar provas contra ele(Jesus) perguntaram:
-De acordo com a nossa Lei*(lei de moisés), um homem pode mandar a sua esposa embora?
Jesus respondeu com essa pergunta:
-O que foi que Moisés mandou?
Eles responderam:
-Moisés permitiu ao homem dar a sua esposa um documento de divorcio(em hebraico a palavra é "guet") e repudia-la(mandá-la embora).
Então Jesus disse:
-Moisés escreveu  esse mandamento por causa da dureza do coração de vocês.
Mas no começo, quando foi criadas todas as coisas, foi dito: " Deus os fez homem e mulher. Por isso deixa o homem pai e mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa." Assim, já não são duas pessoas, mas uma só. Portanto o que Deus uniu ninguém pode separar.






Marcos 10:11-12.


"O homem que mandar a sua esposa embora(repudia-la) e casar com outra mulher estará cometendo adultério contra sua esposa. E se, a mulher mandar embora o seu marido e casar com outro homem, ela também estará cometendo adultério."


Portanto o que Deus uniu ninguém pode separar. Essa palavra é muito forte, contudo é a vontade de Deus para com o casamento. Podemos ver bem essa vontade expressa em Malaquias 2:16a que diz:


"Pois o  SENHOR todo poderoso diz (HASHEM El Shaddai):
-Eu odeio o divórcio; eu odeio o homem que faz uma coisa tão cruel assim..."


Vemos nitidamente que o divorcio não é a vontade de Deus, em relação ao casal, porem Ele respeita o nosso livre arbítrio, a nossa vontade. Parte do homem, ou da mulher, a iniciativa do divorcio no casamento, porem essa atitude não agrada nem um pouquinho a Deus. Se nossa meta é alcançar o alvo que é Jesus, e Jesus é o Filho amado a quem o Pai se compraz, como diz as escrituras, logo quem toma tal iniciativa não esta mais no caminho para alcançar o alvo. Pois já desagradou a Deus. Jesus sempre agradou ao Pai.


A partir daí temos as respostas para as perguntas iniciais:


Qual a vontade de Deus em relação ao casamento?
Resposta: Portanto o que Deus uniu ninguém pode separar. A vontade de Deus é a perfeita unidade.


O que agrada a Deus?
A unidade e a cumplicidade do casal agrada a Deus, pois os dois decidem juntos, agem de comum acordo, e se um é honrado o outro também é, pois: "os dois se tornam uma só pessoa."


Qual é a sua verdade? 
"-Eu odeio o divórcio; " A verdade é que O Eterno odeia o divorcio.


Como deve agir um casal Cristão?
Deve agir na Luz, em Cristo, buscando sempre a Deus e encontrando Nele a solução para as suas dificuldades. Digo por experiencia própria. Quando um  casal busca o Pai e o Filho, sob a unção do Espirito, cada dia se torna mais firme e inabalável a sua relação matrimonial. Ocorre o milagre da unidade que só Jesus e o Pai podem nos dar. O que mantem um casamento é Cristo, o fruto dessa  relação entre o casal e Cristo é o verdadeiro amor que por sua vez frutifica em unidade do casal.
Se Jesus é um com o Pai, logo Ele é Deus, se Deus o Pai é amor como afirma as escrituras  IJoão 4:16 : "Deus é amor..." Logo o casamento edificado em Cristo é um casamento edificado no Amor, um casamento indestrutível.




Pode casais Cristãos virem a se separar, se isso acontecer, é da vontade de Deus?


Podem casais Cristãos virem a se separar, sim, mas quando isso acontece já não é mais correto dizer que o casal é Cristão, pois um verdadeiro Cristão agrada a Deus e segue os ensinamentos de Cristo. A vontade de Cristo é mesma do Pai, que o casal viva em Paz e na unidade. Deus devido a sua eterna misericórdia respeita a nossa vontade, e não obriga ninguém a fazer Sua vontade. Obedece quem quer, porem quem não obedece sofre as consequências espirituais e materiais das suas próprias escolhas. Ver Adão e Eva.
Se o divorcio acontecer não é da vontade de Deus, e sim dos homens, da carne. 


O que Jesus diz sobre o divorcio?


Antes de seguir para ver o ensino de Jesus vejamos os seguintes textos para interpretar o que Jesus esta dizendo:


A expressão Bíblica "mandar embora" (repudiar) e "divorciar" não é a mesma coisa.


Segundo Deuteronômio 24:1-4, reparem na seguinte sequencia.


1º Dar carta de divorcio (guet).
2º Mandar embora (Repudiar).


Segundo Deuteronômio 24:1-4
O homem que se divorciou da sua esposa não pode mais casar com ela novamente, porque seria uma ofensa contra Deus, porque ela seria impura para esse homem (ex-marido).


Bíblia NTLH Mateus 5:31


Jesus disse:
"Foi dito também: quem mandar a sua esposa embora deverá dar a ela um documento de divorcio(guet = carta de divorcio). 
Mas eu(Jesus) lhes digo:
todo homem que mandar a sua esposa embora (segundo a logica da afirmação anterior quem mandar embora, dará a carta de divorcio), a não ser em caso de infidelidade, será culpado de fazer com que ela se torne adultera, se ela casar de novo. O homem que casar com ela também cometerá adultério."


Mateus 19:9
"Portanto eu afirmo a vocês o seguinte:
o homem que mandar a sua esposa embora, a não ser em caso de imoralidade sexual ( do grego Porne-ía que significa as seguintes práticas: adultério, fornicação, incesto, bestialismo, homossexualismo, prostituição), se torna-rá adultero se casar com outra mulher."


Novos convertidos que estão no segundo casamento podem ser aceitos?


Bíblia  tradução ARA.


A palavra diz: "Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam;" 
Atos 17:30-31.


I Co 7:20 e 24. 
Cada um fique no estado em que foi chamado.
Irmãos, cada um fique diante de Deus no estado em que foi chamado.


Partindo desses versículos podemos concluir que se um casal foi chamado e se converteu no segundo casamento deve permanecer no segundo casamento. Pois agora eles já sabem qual o verdadeiro significado do casamento Cristão e que Deus esta dando uma nova oportunidade de fazer, agora, a coisa certa.  A coisa certa é: viver em comunhão com Deus através de Cristo, viver em unidade, evitar o divorcio, viver em paz e ser feliz.


"Se vivemos, vivemos para o Senhor; se morremos, morremos para o Senhor. Quer vivamos quer morramos, pertencemos ao Senhor." (Romanos 14:8 Bíblia Católica)

Se casemos, casemos para a Glória do Pai e do nosso Senhor Jesus (Yeshua) Messias, debaixo da unção do Seu Eterno e Santo Espirito, amem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião, Deus te ilumine cada vez mais!