Translate

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O Nome de Jesus, Origem.


   
   Muitos perguntam afinal quem é Yehshua? O nome do Filho de Elohim(Deus em Hebraico, lingua dos judeus) é Yehshua ou Jesus?
Resposta: o Nome do Filho de Elohim é Yehshua e Jesus ao mesmo tempo.
Como?

A explicação:

  Esta escrito: 
"Pois nada ha escondido que não venha ser revelado, e não existe nada em oculto que não venha a ser conhecido." 
(Mateus 10:26).

   Conhecemos hoje em quase todo o planeta o nome Jesus. Jesus é o Filho de Deus.
   Mas, Jesus não era o nome original do Filho de Deus. 
  Jesus nasceu em Belém, e viveu sua infância e juventude em Nazaré, esses dois lugares ficam situados até hoje na palestina. Logicamente o Pai e a Mãe de Jesus não falavam a língua chamada latim.
   Eles falavam o aramaico, língua que era falada na época de  Jesus.
   O nome de Jesus, na língua aramaica é Yehshua, ou seja, o nome que José e Maria colocaram no Filho de Deus assim que Ele nasceu, por conselho espiritual do anjo Gabriel é Yehshua (diminuitivo de Yehoshua nome hebraico). Porque eles moravam e viviam em Israel.     Em Israel naquela época se falava o aramaico, e em aramaico o nome do Eterno era pronunciado assim:
YHWH, esse é o verdadeiro nome do Eterno, e lê-se: YahWeh (IAUÉ, aportuguesado Javé). A quem traduza como YehoWah (IEOUA, aportuguesado Jeová). As duas formas são possíveis, mas a primeira é a mais aceita entre estudiosos.

   O nome de Jesus, significa: EU SEREI Salva, ou o Eterno Salva. EU SEREI é YHWH, o resto, Shua, significa salvação, pois vem da palavra Yasha. Por isso, Yehshua. 

   Jesus foi o nome estabelecido, no decorrer do tempo, pela igreja católica apostólica romana. É um nome de origem do latim, língua que não existe mais. Que se refere a o Filho do Eterno. A pessoa do Filho do Eterno.
Mesmo que o nome Jesus, seja de origem do latim, Ele, o nome, se refere a Yehshua, o Cordeiro de Deus. Ou seja, o nome de Jesus também tem poder. Pois o nome que esta acima de todo nome, é a própria pessoa de Jesus, ou Yehshua. 
A nossa fé direcionada ao Filho do Eterno, é que nos dá a salvação. Pode ser chamado de Emanuel, Cordeiro de Deus, Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz, Eu Sou Salva, Yehshua ou Jesus. 
A pessoa do Filho, É quem salva. A nossa fé na pessoa do Filho é que garante nossa salvação.

  Não podemos esquecer que na cruz do calvário, o nome do Cordeiro estava escrito em 3 línguas Hebraico, Grego e Latim a seguinte frase: Jesus de Nazaré Rei dos Judeus.
  Então nessas três formas o nome de Cristo é valido: YeHoshua, Iesou's e Jesus (Jesvs). 
  
E Pilatos escreveu também um título, e pô-lo em cima da cruz; e nele estava escrito: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS.
E muitos dos judeus leram este título; porque o lugar onde Jesus estava crucificado era próximo da cidade; e estava escrito em hebraico, grego e latim. 

(João 19:19-20)



  Yehshua, Jesus, é a salvação. Mas para termos essa salvação é necessário a nossa participação, ou seja a nossa fé. 
Se estudarmos os evangelhos, o Criador nos revela-rá a pessoa de Cristo, essa Pessoa é que nos salva. Se estudarmos os evangelhos também repararemos que a maioria das curas que Jesus fez entre os homens, foi através da fé dos homens, ou seja o poder dele é liberado, da pessoa dele, quando nossa fé toca o seu ser. Veja a passagem da mulher que tinha um fluxo de sangue. (Marcos 5:25-34).

  Jesus é a salvação, e nossa fé Nele, nos salva. Ver que ele disse: a tua fé te salvou (Marcos 5:34).
Por isso a importância de sermos peritos(conhecedores) do evangelho. Porque é neles que a pessoa de Jesus é revelada. É ali que esta a salvação. Por isso em uma das cartas do apóstolo Paulo esta escrito que o evangelho é o Poder de Deus, para a salvação.

Se você sente-se bem invocando o nome do Filho de Deus como Jesus, continue invocando não esta errado, se você quer invocar, ou sente-se bem invocando o nome do Filho de Deus como Yehshua, sinta-se a vontade. O milagre será operado, e a oração será ouvida se tiveres fé. Ainda que seja do tamanho de um grão de mostarda. Tenha certeza a sua oração é sempre
ouvida. 

Ver:
" Quando fores orar, entra no teu quarto e fecha a porta e ora a teu Pai em segredo.E teu Pai que vê em secreto te recompensará..." Mateus 6:6.

Que a Paz esteja com você! Em nome de Jesus Cristo, amen.

Algumas fontes de referencia: http://yeshuaparatodos.blogspot.com.br/2009/06/dus-o-verdadeiro-nome-sera-sempre-santo.html



Vocabulário:

Yehshua: Jesus em Aramaico, língua dos judeus na época de Jesus.
Yehoshua: Jesus em Hebraico, lingua dos judeus.
Iesou's: Jesus em Grego.
Jesvs: Jesus em latim.
Elohim: O Elevado (no plural) em Hebraico.
Elahim: O Elevado (no plural) em Aramaico.
El Shaddai: Eterno é todo poderoso.
Aba: Pai em aramaico.
AV: Pai em hebraico.
Adonai: Senhor (no plural).
Adon: senhor.
YHWH: YahWeh (lê-se IAUÉ no popular, e hebraico mais culto IARRUÉ). Possível nome do Senhor.
Yehowah: IEOUA ou Jeová em português. Possível nome do Senhor, sendo que a forma anterior é mais aceita pelos estudiosos.
Observação: Não pronunciar estes nomes do Senhor acima por qualquer motivo. E nem jurar usando ele.
Imanu'El ou Emanuel no português: Elohim entre nós.
HaShem: O GRANDE NOME.
Mashiach: Lê-se Maxiak que quer dizer Messias, ou seja Cristo em grego, que por sua vez significa Ungido.
Cristão: primeiros discípulos de Cristo fora do território judeu.
Caminho: Religião dos seguidores de Jesus.
Evangelho: Boas novas.
Ruach haKodesh: Espirito Santo, ou Espirito de Santidade.
Kadosh: O Santo.
Kadosh Kodashim: Santo dos Santos.
Yehuda: Juda.
Yehrushalaym: Jerusalém.
Deus: deriva de Dyeus= Deidade do proto-indo-europeu, era considerado chefe dos deuses, e também deus do céu e do esplendor (luz). Na verdade é um termo pagão, e não Cristão primitivo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião, Deus te ilumine cada vez mais!